A frase “o cão é o melhor amigo do homem” nunca fez tanto sentido como nesta última segunda-feira (8). Quando atravessava uma rua em Brewster, no estado norte-americano de Nova York, Audrey Stone, que é cega, foi salva pelo seu cão-guia, Figo. O animal se jogou na frente de um ônibus após o motorista não perceber a presença dos dois na pista.
“O cachorro aguentou boa parte do impacto”, disse o chefe da polícia local, John Del Gardo. ele não queria sair do lado de sua dona. Ele permaneceu com ela, estava lá para salvá-la”, continuou o oficial.
O motorista do ônibus afirmou não ter visto a mulher e seu cão atravessando a rua. Os ocupantes do veículo, duas crianças, não sofreram ferimentos. Ele deverá receber uma intimação por ter causado o acidente.
Em entrevista à imprensa local, Paul Schwartz, administrador de um posto de gasolina próximo do acidente, afirmou que o animal esbanjou calma enquanto recebia tratamento. “O cão não queria sair do lado da dona”, disse. “Ele estava se debatendo sobre ela, e ela não queria que ele afastasse também. Ela continuou gritando o nome de Figo. Ele nos deixou enfaixar a perna sem qualquer problema. Ele não estava latindo, chorando ou gritando”, disse.
Figo não acompanhou sua dona na ambulância e foi levado para um veterinário, onde passou por uma cirurgia na pata após sofrer um corte profundo. Já Audrey sofreu fraturas no tornezelo, cotovelo e costelas e permanece internada em um hospital de Connecticut.
“Ele merece uma medalha do presidente Obama”, disse Audrey, enquanto se recupera. “Ele me protege, me ama e eu retribuo tudo isso. Temos uma forte conexão”, disse a norte-americana que possui visão limitada.
O animal, que agora é tratado como herói na região, vai permanecer no hospital veterinário até que sua dona seja capaz de voltar a cuidá-lo.